Jéssica Balbino de volta com resenhas de Literatura Marginal


Desde a última segunda-feira (02 de janeiro) Jéssica Balbino voltou com a sua coluna de reasenhas de obras de literatura marginal/periférica/divergente no portal “Central Hip-Hop”. Lá, ela escreve resenhas sobre as obras nacionais que vem sendo produzidas em todo o país. A primeira do ano “Um retrato Fiell do morro Santa Marta” pode ser lida neste link: http://centralhiphop.uol.com.br/?p=4044

Abaixo, um texto sobre a literatura marginal no ano que se passou:

Literatura: Quilombo Virtual
“Leva no sarau, salva essa alma aí”. A frase da música “Subirodoiustiozin”, do Criolo, no álbum Nó na Orelha, é uma clara referência à efervescência cultural que acontece hoje nas periferias de todo país – especialmente em São Paulo – com os saraus que crescem e surgem a cada dia nas quebradas.

Prova disso é que a cada dia surgem novos leitores, escritores e críticos desta nova literatura. Claro que, como tudo, há sempre coisas boas e coisas ruins sendo feitas, mas, num saldo, a cena é positiva e muita coisa boa tem para ser apreciada.

Aliás, a minha pilha de livros e produções vindas das periferias cresce a cada dia. Resenhá-los para 2012 é uma das metas (daquelas que pretendo cumprir).

Produções próprias, editoras que se rendem a literatura dita como marginal, periférica, divergente ou do oprimido. Mostras periféricas, da quebrada, eventos, mesas de discussão e debates e saraus completamente lotados, com gente esperando para entrar, viajando para chegar e sedentas para beber na fonte a literatura real, do dia-a-dia.

Neste texto, informal, de fim de ano, expresso minha satisfação em saber que pessoas como eu estão dispostas a escrever histórias como a minha e mais, que juntos, formamos um movimento, uma voz, um time que cria os próprios caminhos e prova: os brasileiros gostam de ler, sim !
Em 2012, nesta coluna, acompanhem as resenhas de Literatura Marginal, feitas por mim, uma ávida leitora.

Esse foi o papo da amiga Jéssica Balbino.

Abs

 

@PetterMC

Anúncios

Um pensamento sobre “Jéssica Balbino de volta com resenhas de Literatura Marginal

  1. Pingback: Jéssica Balbino de volta com resenhas de Literatura Marginal « lbdisco

Véi, disserte sobre o assunto!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s