Conheça o rapper Marcão Baixada

O rapper Marcão Baixada é um de nossos parceiros aqui no Diário de um MC, conheça mais sobre esse jovem rapper, comunicador e ativista cultural.

Marcus Vinicius, Marcão ou Marcão Baixada é morador da Baixada Fluminense. Aos 9 anos de idade começou a estudar guitarra e conheceu a poesia. Influenciado pela poesia romântica, se arriscava a escrever poemas e compor músicas, e participava de festivais de artes em sua escola, no Ensino Fundamental.

Aos 13 anos, por conta do interesse pelo basquete convencional e basquete de rua, começou a ir a eventos, assistir e participar de campeonatos e assim conhecer a cultura hip hop e se encantar com tudo o que via. Entusiasmado pelo que ouvia, começou a escrever suas primeiras letras de rap.

Aos 15, passou a frequentar as reuniões do “Salão Afro e Espaço Cultural Coisa D’ Negro”, em São João de Meriti, onde se interessou mais pela cultura negra e pela diversidade cultural do Brasil. Cantou algumas de suas canções em sua escola e foi convidado para cantar no evento “Folclorando”, realizado pela Cia. Folclórica do Rio de Janeiro, na UFRJ.
Em 2010, com 16 anos, participou de diversos projetos culturais e audiovisuais, como as Caravanas Euclidianas, realizada pela UNIRIO. Passou a integrar o Clube do Livro, que é um grupo de alunos e professores do Colégio Estadual Antônio Gonçalves, de São João de Meriti, criado com o objetivo de realizar troca de livros entre os alunos do colégio. Juntamente com o Clube, organizou saraus literários no colégio como ferramenta de incentivo à leitura.

Nesse mesmo período, começou a participar da oficina de produção de áudio com o rapper e produtor Léo da XIII, no Pontão de Cultura Preto Ghóez, executado pelo Movimento Enraizados. Encantado com o trabalho do Movimento Enraizados passou a integrar a Rádio Enraizados e participar dos programas. Também participou de projetos com a B3H2 Crew, crew de break original de São João de Meriti, onde organizou encontros de break e se apresentou juntamente com a crew na Praça do Skate da cidade.

Ouça as músicas de Marcão Baixada

Em 2011, desenvolveu parcerias com integrantes da banda Antizona, num projeto paralelo, intitulado Anti MCs, lançando um single, chamado Alta Tensão. Foi convidado para participar do disco do grupo Chaparraus Nutrs, e participou de shows do grupo, auxiliando na divulgação do novo trabalho.
Seu single, intitulado “Final Feliz”, estreou na Multishow FM, no programa MultiSoul, apresentado pelo DJ Camilo $$$crok, dando maior visibilidade ao seu trabalho como MC. Em setembro, Marcão abriu o show da ConeCrewDiretoria, na Lona Cultural de Mesquita, cidade na qual o MC reside atualmente.
Tambem participou da coletânea “Pelas Periferias do Brasil, vol. 5”, organizada pelo escritor, cineasta e apresentador Alessandro Buzo, com patrocínio do Centro Cultural da Espanha.

Atua como MC, beatmaker, comunicador, ativista, agitador cultural, locutor da Rádio Enraizados e colunista do Portal Enraizados. Marcão carrega o nome da região em que vive devido ao amor que tem por ela e por saber que é berço de uma forte cena de produção cultural. Por perambular por diversos municípios, se considera itinerante e ambulante cultural.

Tumblr: http://marcaobxd.tumblr.com
Blog: http://marcaobaixada.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/#!/marcaobaixada
Facebook: http://www.facebook.com/marcaobxd

Anúncios

Véi, disserte sobre o assunto!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s