Rapper é preso injustamente acusado de tráfico

É difícil para uma sociedade preconceituosa aceitar que um jovem da periferia possa viver da música.

A história de MC BB Gigante é parecida com a de milhares de jovens brasileiros que nascem e crescem nas periferias, onde o descaso do poder público reina. A falta de oportunidade faz com que ainda na adolescência muitos se envolvam com o crime. E com BB Gigante não foi diferente, mas os erros cometidos no passado, e já pagos para a justiça, o fizeram enxergar outro caminho.

Contrariando as estatísticas, o menino do Pastuga se tornou um rapper conhecido nacionalmente. BB Gigante já se apresentou em vários estados brasileiros, sempre levando sua mensagem de superação e força de vontade. Em suas músicas o rapper também não economiza elogios para a cidade de Florianópolis e valoriza as belezas naturais em suas letras. Em 2011 o grupo de BB Gigante, o Floripa MC’s, ganhou o prêmio Voz do Morro, da RBS, como melhor grupo de rap de Santa Catarina.

Em uma sociedade em que o normal é a elite fazer sucesso, é difícil aceitar que um jovem de uma das comunidades mais pobres de Santa Catarina e que já foi preso na adolescência conseguiu vencer na vida através da sua música. Mais inacreditável ainda é se essa música for RAP.

 

BB Gigante se tornou um exemplo para muitos jovens das periferias. Só que isso incomodou algumas pessoas e denuncias infundadas foram feitas contra ele, o que levou a Polícia Civil de Florianópolis a invadir a casa do rapper, bem como outros barracos do Pastuga. Nada foi encontrado com BB Gigante, mesmo assim o rapper foi preso e acusado de tráfico.

A popularidade de BB Gigante fez com que a polícia de Florianópolis transformasse uma ação policial num verdadeiro espetáculo. Tanto que a equipe de reportagem de um programa de televisão foi chamado para acompanhar os trabalhos. Depois do circo montado, com ou sem atração principal, o show continuou.

 

 

Quatro pessoas foram presas, todos moradores do Pastuga. Mas, isso não significa que trata-se de uma quadrilha de traficantes. Até porque a quantidade de drogas apreendida em toda a ação foi de apenas 50g de maconha. Isso mesmo! 50 gramas. Cada caso precisa ser analisado isoladamente, mas o que precisamos esclarecer é que nem drogas, nem armas, nem dinheiro foi encontrado com BB Gigante. Então, como que ele foi preso em flagrante? Flagrante do que?  A verdade é que o sucesso de BB Gigante fez com que a polícia se promovesse com isso.

Em matéria do Jornal Diário Catarinense de 02/02/2012 foi publicado que segundo os investigadores, a comunidade não quis depor contra BB Gigante por causa de medo. Essa mesma informação foi disseminada por outros sites e jornais. Mas algum repórter foi até a comunidade tentar falar com os moradores? Prefiro acreditar que por falta de tempo e pressão para o fechamento das edições as notícias não são apuradas como deveriam e não de que a imprensa catarinense se acomoda no ar condicionado das redações e não se dá ao trabalho de ir as ruas para ouvir o que realmente a população tem a dizer. Se tivessem ido ao Pastuga, lugar que há maioria nem nunca ouvir falar, teriam visto uma comunidade muito abalada pela prisão de BB Gigante. Uma comunidade que idolatra o jovem por ele ter vencido na vida através do seu talento. Ter vencido e jamais ter esquecido o lugar de onde veio.

BB Gigante se regenerou e dedicou sua vida a música. Agora, uma investigação superficial, uma prisão injusta e uma repercussão desmedida estão prejudicando os sonhos de um jovem que já havia superado a problemática do crime. BB Gigante não tem envolvimento com o tráfico de drogas e nem faz parte de nenhuma quadrilha. Há anos a música é a única arma que ele utiliza contra o sistema.

http://soundcloud.com/floripamcs

www.floripamcs.com.br 
Se você ama seu gueto

 

Links para os clipes:

 

http://youtu.be/4Ec1_uMNgwA?hd=1

http://youtu.be/8TwVWDN2qJM?hd=1

Anúncios

Véi, disserte sobre o assunto!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s