Campeão de cu é rola

Brazil wins the Confedarations Cup 2013!!

Isso é o que gritam os jornais de vários cantos do mundo em suas manchetes. Tá! Desde cedo eu disse pra mim mesmo: não vou ligar a TV, não quero assistir a essa porra de jogo. O motivo é bem simples: enquanto a seleção brasileira de futebol metia gol no campo, a policia metia bala de borracha e bombas de gás lacrimogênio nas pessoas que protestavam por um país campeão em edução, saúde, segurança, entre outras reivindicações.

Me dá vontade de vomitar só em saber que a cidade ficou ainda mais partida antes e durante o jogo. Como assim? É o seguinte. Em um raio de 3km de distância do estádio, não era permitida a circulação de veículos desde 12h de ontem (30/6). Um amigo que estava fazendo a cobertura fotográfica disse que o máximo que conseguiu se aproximar foi 300 metros. Isso porque avançou mais que a maioria das pessoas. Ele estava no front de batalha.

Outro motivo que me causou repulsa foi o fato de que as arquibancadas do Maracanã estavam preenchidas por estrangeiros, brasileiros ricos e uma parcela da classe média. O povo pobre – e preto – que é maioria nessa nação, ficou de casa mesmo, assistindo em sua TV de LED 24 polegadas, parcelada em 36x nas Casas Bahia, por causa da publicidade massiva que o induziu a assistir o jogo em HD, mesmo sem ter um plano de TV por assinatura que permita tal façanha. O Estado nega o acesso e o capital ilude. Um parceria perfeita, não é? Outra parte do povo pobre e preto ficou tomando e dando porrada nas ruas. Policiais pobres e negros batendo em cidadãos pobres e negros.

Confesso que a TV da sala ficou ligada no jogo, mas porque a minha sogra, que tem 78 anos, estava vibrando e torcendo pela seleção, enquanto eu acompanhava pela timeline o relato de pessoas que estavam apanhando da polícia nas ruas da Tijuca e de São Cristóvão. Fiquei com os dedos cruzados, torcendo para que a equipe espanhola vencesse, mas era utopia. Eu e minha mulher conversamos e chegamos a um consenso de que aquele jogo já estava comprado. Resultado: Brasil 3 x 0 Espanha.

E gritaram pelo mundo: Brasil campeão da Copa das Confederações 2013!!

Hoje já é segunda. Enquanto escrevo, milhões de brasileiros se preparam para acordar e enfrentar 3 horas de viagem para o trabalho em um sistema caro e ineficiente de transporte público. Outros milhões estão passando frio nas ruas das grandes cidades. Outros milhões estão com fome. Outros milhões estão morrendo nos corredores dos hospitais públicos. Outros milhões nem vão ler esse artigo porque nem têm acesso a internet. Meia dúzia está comemorando os lucros estratosféricos adquiridos com a copa.

O Brasil é campeão em que mesmo, hein? Me perdi.

Véi, disserte sobre o assunto!

